Já pensou em ser um Mecânico Aeronáutico?

Todas as crianças carregam com si, a grande dúvida: O que vou ser quando crescer?
Jogador de futebol, bombeiro, policial, ator e mais várias outras  profissões fazem com que as crianças sonhem com uma profissão que elas consideram especiais, e que as tornem especiais.
Se tornar um mecânico de aeronaves, é uma dessas profissões, que fazem os olhos das crianças brilharem, de tão fascinante. Já tive a oportunidade de presenciar várias crianças observando uma aeronave de grande porte em manutenção e fica nítido a alegria e a admiração delas.

Mas afinal, como se tornar um profissional de manutenção de aeronaves?
Admito, não é tão fácil, assim como não é fácil se tornar um jogador de futebol ou um policial.
Para facilitar a compreensão de todos, vou citar passo a passo de como se tornar um mecânico e vou explicando cada passo:

1 - Primeiro, é importante conhecer as áreas (especialidades) atuantes em uma aeronave:

  • GMP  Grupo Moto-propulsor -  Esse grupo atua nos motores da aeronave, incluindo APU (em aeronaves de grande porte).
  • Aviônica - Grupo atuante em todo o sistema elétrico da aeronave: Cablagens elétricas, módulos, sistemas de voo, monitores de comando, sistema de entretenimento e iluminação.
  • Célula - Grupo que compreende à toda fuselagem, asa, trem de pouso: sistemas hidráulicos, estruturas, materiais compósitos, comandos de voo, pintura, equipamentos de emergência e outros.
2 - Conhecida as áreas atuantes, você deve identificar quais delas você deseja se qualificar (ou em todas elas).

3 - Em todo o Brasil, existem escolas homologadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil),
Você pode encontrar a escola mais próxima de você no link: http://www2.anac.gov.br/EDUCATOR/Index.Aspx

4 - Para se matricular no curso, você deverá: Ter 18 anos completo da data de início do curso e ter concluído o ensino médio. Cada Modalidade do curso, tem duração aproximada de 13 meses (Já incluindo as matérias básicas)

5 - Após concluir o curso com êxito, o aluno deve prestar a BANCA da ANAC. 
A banca da ANAC é uma prova que avalia o conhecimento do aluno na área em que foi feito o curso.
Exemplo: Se o aluno fez o curso em Célula, lhe será aplicado uma avaliação na área de célula.

6 - Em cada modalidade, são exigidas as seguintes matérias:

  • GMP - Teoria e construção de motores de aeronaves, sistemas de admissão e de escapamento, sistemas de combustível do motor e medição de combustível, sistemas elétricos de ignição do motor, sistemas de partida do motor, sistemas de lubrificação e refrigeração, hélices,remoção e instalação de motor, sistema de proteção contra fogo no motor e operação e manutenção do motor, perfazendo um total de 650h/a;
  • Aviônica - Princípios de eletrodinâmica, resistores, lei de ohm, circuitos resistivos,divisor de tensão, potenciômetro e reostato, magnetismo, eletro-magnetismo, geradores, indutância,medidores, capacitância, circuitos relativos, transformadores, motores elétricos, instrumentos e eletrônica;
  • Célula - Estrutura de aeronaves, montagem e alinhamento, entelagem, pintura e acabamento,reparos estruturais em aeronaves,soldagem de aeronaves, proteção contra chuva e gelo,sistemas hidráulicos e pneumáticos, sistemas de trens de pouso, sistemas de proteção contra fogo,sistemas elétricos de aeronaves, instrumentos, sistemas de comunicação e navegação e sistema de ar condicionado e pressurização.
  • Matérias Básicas (Independente da primeira modalidade que irá cursar, as matérias básicas serão aplicadas, assim como na banca ANAC) - Matemática, desenhos de aeronaves,peso e balanceamento de aeronaves, combustíveis e sistema de combustível, tubulações e conexões, material de aviação, física, eletricidade básica,geradores e motores elétricos de aviação, princípios de inspeção, manuseio no solo, segurança e equipamentos de apoio e ferramentas manuais e de medição, perfazendo um total de 300h/a.
7 - A Prova da ANAC é online e é aplicada na própria sede da ANAC, acesse: http://www2.anac.gov.br/habilitacao/pdf/EnderecoUteis.pdf .

A prova é feita separadamente em cada modalidade e é composta por 3 cadernos, sendo 1 caderno de questões do módulo básico e os outros 2 cadernos do módulo específico.Cada caderno possui 20 questões, totalizando 60. Para ser aprovado, o candidato deve acertar no mínimo 42 questões.

8 - Sendo aprovado nesse exame, o aluno recebe a CCT (Certificado de conhecimentos teóricos)
que nada mais é que um número que reconhece que o aluno se qualificou na área.

9 - Com a CCT, você pode trabalhar em uma empresa de manutenção de aeronaves como Ajudante de manutenção ou auxiliar técnico, sempre trabalhando sob a supervisão de um mecânico habilitado.

10 - Você irá trabalhar sob supervisão durante 3 anos; após esse período, você deverá prestar outro Exame. Agora será a CHT (Certificado de Conhecimentos Técnicos). Para prestar esse exame, você deve ter a CCT na área pretendida e comprovar 3 anos de experiência na manutenção.

11 - Esse exame é prático, ou seja, um checador homologado pela ANAC, irá testar seus conhecimentos práticos na área e fazer perguntas específicas, veja: http://www2.anac.gov.br/habilitacao/rbha61/rbha065.75.PDF Anexo 3.

12 - Se aprovado, você oficialmente se torna um Mecânico de manutenção de aeronaves Homologado e recebe uma carteira de identificação da ANAC.



Sim, é um caminho longo para se realizar um sonho. Mas é um esforço e investimento que vale a pena. Trabalhar na aviação é uma sensação indescritível. Mais gratificante do que ver um grupo de crianças admirando uma aeronave toda descarenada, rodeada de escadas, plataformas e mecânicos, é ver a aeronave decolando após um dia de check.

Até a Próxima......





Mais informações, acesse: http://www.anac.gov.br/   RBHA65







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