Muitas pessoas, principalmente os leigos no assunto, devem sempre se perguntar, como pode uma máquina tão grande, pesada e cheia de passageiros dentro, voar a 11 ou até 13km de altura a uma velocidade que pode passar dos 900km/h ?!
É estranho mesmo, mas atrás de toda essa tecnologia, existe uma lógica, e vou tentar explicar de maneira rápida e clara para vocês.
Como quase tudo no mundo, se resume em física, nas aeronaves não é diferente. Quando vemos uma aeronave voando, estamos aprendendo sobre o famoso Principio de Bernoulli.
Asa da aeronave é a sua fonte de sustentação e é nela onde Bernoulli irá atuar.
A asa , tem um perfil aerodinâmico calculado, onde temos bordo de ataque, bordo de fuga, Extradorso, Intradorso e corda, como mostrado na figura:
Agora imaginem o ar passando em alta velocidade sobre essa asa. O extradorso tem uma área mais acentuada (curva), fazendo que o ar aumente sua velocidade e conseqüentemente, diminuí a pressão sobre a asa.
Já no intradorso, sua área é mais uniforme, assim, o ar passa sem aumentar sua velocidade, criando um aumento de pressão vertical na parte inferior da asa. Esse "aumento" de pressão, faz com que tenhamos a chamada "sustentação", que é o que faz a aeronave levantar voo.
Simples, não? CLARO que essa foi uma explicação BEM básica, se aprofundarmos, teremos dados mais técnicos e algumas dúvidas como: e no pouso, como a asa perde a sustentação para chegar com segurança ao solo? Mas isso, veremos um pouco mais pra frente.
Agora, já temos um caminho para entender o porque essas super máquinas voam e quando ver uma aeronave passando, lembre-se de Bernoulli.
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário