Hoje, vamos falar da principal parte de uma aeronave; a Fuselagem.
A fuselagem é a principal parte da aeronave, porque é ela que vai alojar os passageiros, as malas,cargas e o trem de pouso, além de ser a "base" para todas as outras partes.
A sua fabricação é feita por partes, assim, cada seção recebe um nome, como vemos nos exemplo abaixo, de um A320:
Agora, vamos entender do que é composta a fuselagem. Para podermos entender, vamos compara-la ao nosso corpo.
A "estrutura" do nosso corpo, é composta por ossos (que da o nosso formato) e a pele, certo? Assim é também composta a fuselagem.
Os Stringers e as Frames (Alumínio) são os responsáveis em dar o formato oval em toda a fuselagem.Abaixo, vemos uma pequena parte da fuselagem, onde conseguimos visualizar melhor esses itens:
Já sabemos quem da o formato a fuselagem, mas falta ainda o revestimento (pele), conhecido como Skin, no meio aeronáutico.Sobre todos os stringuers e frames, existem vários painéis, no qual fazem a função de revestir toda a estrutura. Esses painéis, são geralmente fixados sobre as frames e stringuers, através de rebites ou pinos.
Bem resumidamente, "como sempre", temos uma noção de como é formada as fuselagens, nesse caso, fuselagens semi-monocoque. A fuselagem é uma das áreas mais críticas de uma aeronave, por isso, devemos sempre ter atenção ao se aproximar, para nunca causar danos que possam comprometer a aeronavegabilidade da aeronave.
Tentei ser o mais breve possível, se surgir alguma dúvida, estarei pronto para ajuda-lo!
Fonte: smartcockpit.com
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário