Abordaremos hoje, um assunto muito importante na manutenção
de aeronaves: A corrosão.
Devido à descoberta e criação de novos materiais
provenientes da natureza, a interação de vários tipos de materiais em um único
componente, cooperou no avanço da tecnologia, com componentes e estruturas mais
resistentes e eficientes.
Porem, por trás desse GRANDE avanço no estudo dos materiais,
surgiu um grande vilão, a corrosão.
A corrosão nada mais é que o desgaste gradual de um corpo
(material) devido à transformação química, proveniente de uma interação com o
meio ambiente ou outro agente químico.
A corrosão no meio aeronáutico é formada a partir de dois
processos:
Fig.1 |
Nas aeronaves de grande porte, esse tipo de corrosão é mais comum nas áreas baixas da fuselagem, por conta que, se houver algum vazamento de um produto oxidante, a tendência é esse produto escorrer para as essas áreas. Na Fig.1 podemos ver o que o acumulo de um produto oxidante pode causar na estrutura, levando à fadiga no local.
Isso também pode ocorrer em materiais liga, por conta que os materiais liga possuírem em sua composição, pequenas porcentagens de outros materiais, como no exemplo abaixo:
Alumínio 2024-T3
Composição: Si 0,50%
Mg 1,20% - 1,80%
Fe 0,50%
Cu 3,80% - 4,90%
Mn 0,30% - 0,90%
Al 94,00% - 95,00%
Cr 0,10%
Zn 0,10%
Ti 0,15%
Ou seja, a liga mais usada na aviação, o Alumínio 2024-T3 possui em sua composição outros 8 tipos de materiais, além do alumínio. Essa composição é necessária para oferecer melhores condições nas propriedades do material.
Abaixo, veremos um exemplo de corrosão galvânica, causada pela união de dois tipos de materiais diferentes:
Área de união de dois componentes de diferentes materiais |
Causas da corrosão
Uma corrosão severa em uma estrutura, pode causar grandes problemas para a aeronave; desde a grandes reparos ou até mesmo a queda da aeronave.
Um exemplo de um acontecimento causado pela corrosão, foi o voo 243 (B737-200) da Aloha Airlines, que seguia de Hilo para Honolulu no Havaí, em 28 de abril de 1988. Uma parte da seção da fuselagem simplesmente de partiu ao meio. A aeronave pousou em segurança mesmo avariada, porem, uma comissária foi sugada para fora da aeronave no momento do ocorrido.Segundo investigações, as causas do acidente foi uma junção de estresse e corrosão na estrutura da fuselagem.
Identificando pontos de corrosão
Normalmente, as tarefas de manutenção especificam qual o tipo de inspeção que deve ser executava em determinada área, conforme o grau de probabilidade de corrosão ou o próprio acesso à área a ser inspecionada.
A corrosão pode ser identificada através de uma General Visual Inspection (GVI). Esse tipo de inspeção não é usado nenhum tipo de equipamento, somente a visão do mecânico, que pode ser feito o uso de espelhos ou até lupa.
Ou por uma Detailed Visual Inspection (DVI). Nessa inspeção, são utilizados equipamentos específicos, conforme o manual de manutenção.
O processo utilizado nesse tipo de inspeção é o NDT (Non Destructive Testing), que são processos por via de equipamentos que não danificam a estrutura, porém, esse tipo de equipamento possui a capacidade de identificar pontos de corrosão ou outros tipos de danos, onde somente a visão do mecânico não seria possível.
Os tipo de NDT mais utilizados para identificar pontos de corrosão são:
Eddy Current e Boroscópio.
Boroscópio |
Eddy Current |
Prevensão da corrosão
Tanto a corrosão química, quanto a eletroquímica, geralmente ocorrem devido à deficiência da proteção superficial da estrutura. A aplicação de inibidores de corrosão como o Alodine, Washer Prime e o Prime são essenciais para a proteção da estrutura do material e assim, manter a sua eficiência. Também, não devemos esquecer da selagem, que é a responsável em impedir que a umidade ou outros produtos penetrem por entre a união dos componentes e consequentemente, gerando a corrosão eletroquímica.
Abaixo, temos um exemplos de uma selagem de stringer, que foram feitas corretamente, afim de evitar a infiltração de umidade ou água por entre as chapas:
Selagem de Doubler e stringer |
Selagem de Frame e Stringer |
Assim, concluímos que , ao se executar a manutenção de qualquer componente estrutural, devemos nos atentar ao tratamento superficial, desde aos inibidores de corrosão até a selagem final.
Esse foi um conceito básico sobre a corrosão, e espero que esse artigo possa agregar algum valor profissional a você, pois a corrosão é algo que levaremos para o resto de nossas vidas e até no nosso dia a dia, ou você nunca ouviu aquela famosa frase: Passa lubrificante nela, pra evitar que enferruje!
Valeu galera e até mais!
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