A todo momento, centenas de aeronaves pousam e decolam ao redor do mundo, essa quantidade é tão alta, que não temos nem como fazer uma estimativa. A imagem logo abaixo, vai poder nos dar uma idéia dessa quantidade absurda de aviões que estão voando nesse exato momento:
Mas será que só os sistemas de navegação são suficientes para auxiliar o tráfego das aeronaves?
Mesmo antes da criação de todos os sistemas de navegação, que auxiliam na localização das aeronaves e previnem que elas entrem em rota de colisão, o sistema de iluminação externo das aeronaves, foram e são até hoje, itens primordiais para a operação.
Vamos agora conhecer as luzes externas básicas, que todas as aeronaves devem ter, seja ela de pequeno, médio ou grande porte:
Luzes de posição / Position Light:
As luzes de posições são localizadas pela seguinte classificação:
Luz verde - Ponta da asa direita
Luz vermelha - Ponta da asa esquerda
Luz branca - Calda da aeronave ou em alguns casos, ficam nas asa, logos após as luzes verde e vermelho.
Essas luzes são necessárias para ajudar a identificar qual o sentido que a aeronave está se movendo em relação a um outro ponto, ou seja, devido às cores da luzes serem diferente em cada ponta de asa, é possível saber para que lado ela está indo. Essa luzes devem ficar operantes a todo momento.Além dessas luzes, ao lado de cada uma delas existe uma strobe light (cor branca), que funcionam como um flash, ajudando a intensificar a identificação da aeronave (essa é aquela que você vê piscando quando vê uma aeronave voando a noite)
Beacon ou Anti - colission lights:
São duas luzes vermelhas localizadas sobre a superfície superior e inferior da fuselagem. São mais conhecidas como "flashing red light" por estarem sempre piscando. Essas luzes tem a finalidade de indicar a posição da aeronave, ou seja, se uma outra aeronave estiver passando por cima ou por baixo, ela consegue visualizar a aeronave, devido a essa luz vermelha. Essas luzes, atualmente, podem indicar acionamento dos motores ou um inicio de Push-Back.
Luzes de pousos e decolagem (Taxi):
Essas luzes são localizadas na parte superior do conjunto de trem de pouso principal (esquerdo e direito) e no trem de pouso de nariz. São luzes brancas acionadas sempre que houver a extensão total dos trem de pouso. Auxiliam no pouso, decolagem e durante o táxi da aeronave.
Logo - Light :
A logo light é uma luz alternativa, ou seja, só é instalada na aeronave se o operador descrever no seu pedido. Essa luz fica localizada sobre a superfície superior do estabilizador horizontal (esquerdo e direito) e tem como finalidade, iluminar o logo - tipo da empresa, localizado no estabilizador vertical.
Luz do motor:
A luz do motor, é uma luz localizada na parte dianteira e lateral da fuselagem (ambos os lados). Essa luz tem como finalidade auxiliar visualmente a tripulação ou a equipe de solo a identificar possíveis anormalidades nos motores.
Conforme o RBHA 91 (Regras Gerais para operação de aeronaves civis), em caso de falha em qualquer sistema de iluminação externa em aeronaves civis, o mesmo deve ser reparado assim que estiver em solo.
São sistemas como esses que fazem com que o tráfego aéreo seja seguro, e que centenas de aeronaves possam voar ao mesmo tempo.
Após essa breve explicação, espero que você possa entender o porque daquelas luzes, que chamam nossa atenção quando olhamos para o céu a noite.
Valeu galera e continuem acompanhando o blog.
Grande abraço!
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