Hoje, vou tentar da algumas dicas de como diferenciar as aeronaves de modo rápido, sem muitos conceitos técnicos.
Como sabemos, o mercado da aviação é amplo; as empresas aéreas possuem várias opções de fabricantes de aeronaves e buscam aquelas que melhor atendem à sua necessidade; Número de assentos, range, capacidade de carga ou até mesmo custo, são uns dos elementos levados em conta pela companhias.
Mas hoje, devido à maior exigência de eficiência, alguns fabricantes acabam produzindo equipamentos muitos parecidos fisicamente e focando mais em tecnologia, o que acaba criando algumas confusões nas pessoas.
Vejamos abaixo, algumas aeronaves que podem causar confusão e seus detalhes que podem te ajudar a diferencia-las.
A320F ( F = Family)
O Airbus A320 é uma das aeronaves mais vendidas do mundo (mais de 5 mil unidades em operação ao redor do mundo). Seu lançamento pela EADS AIRBUS foi em 1988.
Suas dimensões são: Altura de 11.76m (Da parte de baixo da fuselagem até o ponta do estabilizador vertical), Envergadura: 35.8m e comprimento de 37.57m.
A partir desse modelo, a Airbus derivou outros modelos para atender as necessidades de seus clientes. Assim, foi lançado o A318, A319 e o A321. Por esse motivo, iremos usar essa aeronave como base, para diferenciarmos as próximas que veremos a seguir.
A318
Derivado do A320, o A318 possuí características fáceis de se identificar, umas delas é seu comprimento. Com 31.44m (6.13m menor que o A320); outra característica importante é a ausência da porta do bulk cargo, que no A320 fica localizada logo atrás da porta do compartimento de carga traseiro e de ter somente uma saída de emergência sobre a asa. Uma das diferenças mais obvia do A319 é sua altura; da Família A320, o A318 é o mais alto, com 12.56m, quase 1m maior que as outras aeronaves da série.
A319
As características fundamentais do A319 são: Comprimento total de 33.84m ( 3.73m menor que o A320) e a ausência de 1 saída de emergência sobre a asa.
A321
O A321 é a aeronave que mais se diferencia da série A320F. Com uma fuselagem super alongada: 44.51m, o A321 não possui as famosas saídas de emergência sobre a asa. Devido à sua capacidade de passageiros, a IATA(IOSA - Operation Safety Audit) define a relação nº de passageiros x nº de saídas de emergência. Assim, o A321 possui 2 saídas de emergência maiores logo atrás da asa e 2 porta de pax adicionais, logo a frente da asa.
Bem, vimos um pouco sobre a série A320F, mas e como diferencia-los de uma aeronave Boeing?
Veremos logo abaixo:
A Boeing, fundada em 1916 por Willian E. Boeing, é a maior fabricante de aeronaves dos EUA e uma das maiores do mundo. As aeronaves Boeing são visivelmente mais baixas que as aeronaves Airbus,
Mas a principal diferenças entre as aeronaves BOEING e AIRBUS, é o formata o Exaustor do APU, localizado na parte traseira da fuselagem. A carenagem ao redor do exaustor do APU da BOEING possui um formato irregular, já nas aeronaves AIRBUS, seu formato é redondo. Diferença simples, mas que pode nos ajudar muito, quando queremos identifica-las.
Bom, essa foi uma explanação simples sobre as diferenças entre essas aeronaves e espero que esse artigo possa lhe ajudar em algum momento, seja quando você estiver em uma viagem ou em algum aeroporto.
Até mais galera!
Fonte: http://www.airbus.com/aircraftfamilies/passengeraircraft/a320family/
Nenhum comentário:
Postar um comentário