RAT (Ram Air Turbine ) Nem tudo está perdido!


Muitas pessoas tem medo de voar, mas já foi comprovado que o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo.Se analisarmos a quantidade de pessoas que morrem todos os dias no transito em todo o mundo e a quantidade de aeronaves que caem, veremos que o transito é algo MUITO mais perigoso, concordam?
Mas para amenizar esse medo da pessoas em voar, vamos falar sobre um dos sistemas de segurança mais importante das aeronaves, a RAT (Ram Air Turbina).

Todos os sistemas das aeronaves possuem sua fonte de força em voo geradas pelos motores e em alguns casos pela APU (Auxiliar Power Unit), através de bombas e válvulas. Sendo assim, podemos concluir que se perdemos os motores e a APU em voo, seja por pane seca (falta de combustível) ou algum problema técnico, entramos em situação de emergência! Mas devemos ter em mente que nem toda situação de emergência em voo, quer dizer que a aeronave irá cair; a aeronave trabalha com VIDAS, por isso, qualquer situação inusitada é tratada como emergência. No caso de perda dos motores e APU, entra em ação a desconhecida RAT, que pode ficar localizada em lugares diferentes, dependendo do fabricante e necessidade.


A RAT nada mais é que uma hélice que fica alojada em um lugar que quando acionada, consegui ter o maior contato com o ar de impacto possível.
Ela é acionada quando o comandante perde praticamente todos os suas fontes de energia (motores); ao perde-los, a RAT "cai" e começa a funcionar praticamente como um catavento. O ar de impacto em grande velocidade faz com que a hélice gire em alta velocidade, criando energia para um gerador elétrico que irá potencializar (Energia Cinética - Energia Elétrica)  alguns sistemas essenciais para o pouso da aeronave: comandos de voo, luzes de cabine e emergência.

Assim, o comandante terá em mãos, os comandos suficientes para efetuar o pouso. Um caso interessante de uso da RAT, foi o voo da US Airways 1549 (2009) em New York, onde após uma pane nos motores, o comandante declarou emergência e fez um pouso perfeito no rio Hudson, utilizando a RAT e salvando todos os seus passageiros, sem nenhum ferido.

Essa foi somente uma explicação rápida e objetiva de um dos vários sistemas de segurança que uma aeronave possui.
Então, quando for voar, lembre-se que você está em um dos mais seguros meios de transporte do mundo, e fique tranquilo.

Até a próxima!









Nenhum comentário:

Postar um comentário